Colossenses

Autoria
Os pais da igreja já consideravam Paulo como autor dessa carta à liderança da Igreja em Colossos. No século XIX, entretanto, alguns pensadores, entendendo que a heresia tratada pelo apóstolo, no capítulo dois, seria o gnosticismo do segundo século, levantaram suspeitas quanto à original idade da autoria paulina. Contudo, uma análise ainda mais profunda deixa claro que a heresia combatida por Paulo era uma espécie de embrião do que viria a ser o gnosticismo delineado durante os séculos II e III pelos mestres gnósticos. A própria epístola aos Colossenses declara ter sido escrita por Paulo (1.1), e está cravejada pelas marcantes verdades e ideias paulinas.
Propósitos
 A Igreja em Colossos ainda alimentava uma preocupação errônea e exagerada em relação à guarda religiosa e cerimonial dos ritos tradicionais judaicos do passado. Além disso, os cristãos de Colossos eram muito vulneráveis às crenças místicas e superstições de todos os tipos. Essa falta de confiança absoluta na fé cristã e no senhorio de Cristo criou um ambiente fértil para o surgimento de uma heresia que juntava elementos judaicos com teorias e doutrinas de um gnosticismo ainda em formação.Paulo trata do problema dessa dúbia e volúvel dos colossenses, afirmando-lhes o incomparável caráter de Jesus Cristo, o Messias e Filho de Deus. Em uma passagem notável, ele faz veemente referência  obra de Cristo em relação redenção e reconciliação do ser humano cado a Deus. O apóstolo, ainda, defende a preeminência do Senhor, e afirma que Cristo é a perfeita imagem do Deus invisível, por meio do qual tudo fora criado. Ele é o cabeça da Igreja.Cristo, portanto, é totalmente suficiente e satisfatório. Dele, o crente recebe a plenitude do Seu Espírito (2.10). Em absoluto contraste, a heresia que se difundia na comunidade cristã de Colossos era uma filosofia totalmente insatisfatória, obscura, insegura e inverídica (2.8), sem a menor capacidade de corrigir a inclinação maléfica do ser humano caído (2.23).Sendo assim, o tema central de Colossenses pode ser resumido na plena suficiência de Jesus Cristo, em oposição às limitações e incapacidades de qualquer filosofia ou crença produzida pelos seres humanos.
Data da primeira publicação
 Assim como as cartas destinadas aos efésios, filipenses e a Filemom, esta epístola aos colossenses também foi escrita durante o primeiro período de prisão de Paulo, por volta do ano 60 d.C., em Roma, onde passou pelo menos dois anos em prisão domiciliar unto à guarda pretoriana local At8.16-31). Alguns teólogos modernos sugerem que Paulo poderia ter escrito Colossenses em Éfeso ou mesmo em Cesareia, entretanto, a maior parte das evidências confirma a cidade de Roma como o lugar onde o original foi produzido pelo apóstolo, a exemplo do que ocorreu com todas as chamadas“cartas da prisão”: Efésios, Colossenses, Filipenses, 2ªTimóteo e Filemom.
Esboço geral de Colossenses
1. Saudação e ação de graças (1.1-8)
2. Oração de Paulo pelos colossenses (1.9-12)
3. Exposição da obra de Deus em Cristo (1.13-23)
A. Quanto à nossa absoluta redenção (1.13,14)
B. A perfeita excelência de Cristo (1.15-19)
C. A total reconciliação com Deus (1.20-23)
4. O ministério do apóstolo Paulo (1.24 – 2.3)
5. Paulo expõe e reprova os falsos ensinos (2.4-23)
A. Caminhando diariamente com Cristo (2.4-7)
B. A obra concluída de Cristo (2.8-15)
C. Censura contra o cerimonialismo (2.16-23)
6. Como viver a vida cristã (3.1 – 4.6)
A. Os ressuscitados devem buscar o alto (3.1-11)
B. O exercício cotidiano das virtudes cristãs (3.12-17)
C. Os relacionamentos familiares e sociais (3.18 – 4.1)
D. Exortação à oração e à prática da sabedoria (4.2-6)
7. Saudações finais (4.7-18)A. A missão de Tíquico (4.7-9)
B. Saudações dos companheiros (4.10-17)
C. Saudação pessoal e bênção apostólica (4.18).

Postagens Aleatórias