Autoria
Recentemente, alguns
biblistas e comentaristas têm questionado a
autoria, tradicionalmente aceita, de que Paulo é o autor desta
carta endereçada ao seu jovem e fiel discípulo e companheiro de
missões. Um dos argumentos levantados é o de que as viagens de
Paulo, relatadas nas chamadas “cartas pastorais”, não
correspondem a nenhuma época narrada no livro de Atos. A forma
de organização eclesiástica, nelas descritas, tem mais a ver com o
segundo século. O vocabulário e o estilo empregados são bastante
diferentes daqueles usados nas demais epístolas paulinas.
Entretanto, é importante notar que Lucas não se dispôs a contar a
história da vida de Paulo, mas, sim, os principais momentos das
ações dos apóstolos e da Igreja, em que Paulo tem,
evidentemente, participação destacada. Uma vez que sua morte não é
relatada no livro de Atos, isto sugere que ele foi libertado e deu
prosseguimento ao seu sonho de evangelizar na Espanha, continuando
por muitos anos ainda a viajar por todo Império romano, até ser
preso novamente em Roma e martirizado por ordem do governo de Nero.
Quanto às questões concernentes à organização da igreja,
nenhuma colocação ou instrução contida nas “cartas
pastorais” exige uma data posterior. As orientações sobre
liderança espiritual dadas por Paulo, antes do final do primeiro
século, valeram perfeitamente para a igreja primitiva, assim como
para a Igreja em todos os séculos até a volta iminente de Cristo
(At 14.23; Fp 1.1). Assuntos diferentes e específicos necessitam,
muitas vezes, de vocabulário próprio e especial. Portanto, não há
argumento, até hoje, suficientemente forte que possa alterar a
clássica autoria das conhecidas e amadas “cartas pastorais” de
Paulo. Além do mais, e sobretudo, as próprias epístolas confirmam
a autoria paulina (1ªTm 1.1,2; 2Tm 1.1,2).
Propósitos
Como
nos revelam as primeiras linhas da carta, Paulo está escrevendo para
Timóteo (1.2), seu verdadeiro filho na fé” (essa é uma expressão
e um conceito de discipulado cristão que deve ser resgatado pela
igreja moderna).O jovem líder e missionário Timóteo, natural de
Listra (hoje Turquia), era filho de pai grego e de uma piedosa mãe
judia cristã, chamada Eunice (At 16.1). Desde seus primeiros dias,
Timóteo havia sido instruído sobre a Lei e os Profetas (o
Antigo Testamento judaico – 2Tm 1.5; 3.15). O próprio
Paulo foia pessoa a quem Deus dirigiu para levar o Evangelho ao
coração de Timóteo, durante a primeira visita do apóstolo
à Listra. Já na segunda visita, Paulo o convidou para ser
seu companheiro nas viagens missionárias que realizava. Assim,
Timóteo participou efetivamente dos esforços de evangelização da
Macedônia e da Acaia (At 17.14,15; 18.5).O carinho e o respeito de
Paulo por Timóteo era tão expressivo que o apóstolo fez questão
de mencionar o querido companheiro de missões como co-remetente em
seis das suas epístolas canônicas(2Co, Fp, Cl, 1 e 2Ts e
Fm). Ao final da vida, Paulo solicita que seu “filho na fé”
vá ao seu encontro em Roma (2Tm 4.9,21).Segundo a carta aos Hebreus,
o próprio Timóteo foi também encarcerado e liberto mais tarde
(Hb13.23).Timóteo não chegou a ser reconhecido como apóstolo,
mas destacou-se como missionário e líder cristão altamente
respeitado por toda a Igreja de sua época.Durante sua quarta grande viagem missionária, Paulo deu ordens expressas a Timóteo que cuidasse espiritualmente da Igreja em Éfeso 1.3 enquanto o apóstolo seguia viagem para
a Macedônia. No entanto, quando percebeu que
provavelmente não voltaria a Éfeso tão logo
quanto imaginara, escreveu essa primeira carta a Timóteo para
detalhar as atribuições que o jovem líder teria sob sua
responsabilidade (3.14,15; 1.3,18), que incluíam uma boa dose de
segurança doutrinária e personalidade forte para combater os falsos
ensinos e heresias da época, uma mistura de gnosticismo com judaísmo
místico (1.3-7; 4.1-8; 6.3-5,20,21). Além disso, Timóteo deveria
servir como pastor e bispo das almas dos efésios, enquanto a igreja
crescia em número e demandas,a saber: a organização dos cultos e
reuniões comunitárias (2.1-15), bem como a nomeação e capacitação
de bons e fiéis líderes espirituais para pastorear a Igreja do
Senhor (3.1-13; 5.17-25). O grande tema, portanto, desta
carta é: “lutar o bom combate” (1.8), quer em relação à vida
e atitude pastoral do próprio Timóteo, quer em relação ao
comportamento dos efésios como Igreja – Corpo de Cristo (3.15).
Data
da primeira publicação
Paulo
escreveu sua primeira carta a Timóteo na Macedônia (norte da
Grécia), em Filipos, algum tempo depois dos acontecimentos narrados
em Atos 28, por volta do ano 64 d.C., durante o intervalo entre
a primeira e a segunda prisão do apóstolo em Roma.
Esboço
geral de 1ª Timóteo
1. Saudação
ao discípulo amado e filho na fé (1.1,2)
2. Orientações
referentes à sã doutrina (1.3-11)
A.
A natureza das heresias (1.3-7)
B.
O objetivo da Lei (1.8-11)
3. Testemunho
sobre a graça de Deus (1.12-17)
4. O
objetivo das orientações de Paulo (1.18-20)
5. Instruções
sobre o culto da Igreja (2.1-15)
A.
Oração e adoração (2.1-8)
B.
Procedimento das mulheres cristãs (2.9-15)
6. Preparação
de uma liderança pastoral (3.1-13)
A.
Presbíteros (3.1-7)
B.
Diáconos (3.8-13)7.
A
Igreja é a coluna da verdade (3.14-16)
8. Advertências
quanto à apostasia (4.1-16)
A.
Descrevendo o mal do esfriamento espiritual (4.1-5)
B.
Como se deve combater a apostasia (4.6-16)
9. Orientações
sobre os diversos grupos na Igreja (5.1 – 6.21)
A.
Homens e mulheres, jovens e idosos (5.1-2)
B.
Viúvas, e pessoas sem amparo (5.3-16)
C.
O comportamento dos anciãos deve ser exemplar (5.17-25)
D.
A atitude dos escravos – trabalhadores (6.1,2)
E.
Cuidado com o engano dos falsos mestres (6.3-10)
F. Apelo
pessoal e final ao jovem líder Timóteo (6.11-21)