Autoria
O
livro de Atos termina informando que Paulo havia obtido autorização
para alugar uma casa onde cumpriria sua sentença de prisão
domiciliar junto à guarda pretoriana em Roma. Dois anos depois o apóstolo é posto em liberdade por falta de empenho de seus detratores em levar adiante
suas acusações perante César (At 24.1; 28.30). Paulo,
então, parte, e visita a Igreja em Éfeso, onde deixa Timóteo para supervisionar a obra missionária e evangelística realizada pelas igrejas
da Asia, seguindo em direção à Macedônia. Ao
chegar ao norte da Grécia, escreve sua primeira carta
para Timóteo (1ªTm 1.3). Quando
chegou a ilha de Creta, la deixou
seu discípulo e amigo para encorajar e orientar a
liderança dos cristãos cretenses, partindo em seguida para
Acaia,região ao sul da Grécia (Tt 3.12). Na Macedônia, pouco antes
de chegar a Nicópolis, Paulo decide escrever essa carta de
encorajamento a Tito, fiel companheiro de ministério.
Quando, finalmente,chegou a Trôade (2ªTm 4.13), foi inesperadamente
preso e novamente levado a Roma, jogado num frio e isolado calabouço
e, pouco tempo mais tarde, logo após haver escrito sua segunda carta
a Timóteo, foi decapitado sob as ordens de Nero. Portanto, ao
compreendermos a autoria paulina das cartas canônicas a Timóteo, da
mesma forma, aceitamos que essa carta a Tito tenha sido
produzida pessoalmente por Paulo, fato defendido pelos mais antigos
eruditos, chamados pais da Igreja. Portanto, ao compreendermos a
autoria paulina das cartas canônicas a Timóteo, da mesma forma,
aceitamos que essa carta a Tito tenha sido produzida
pessoalmente por Paulo, fato defendido pelos mais antigos eruditos,
chamados pais da Igreja
Propósitos
Tudo
indica que foram Paulo e Tito que apresentaram o Evangelho para a
população de Creta.
Depois de frutífera campanha evangelística Paulo decide deixar que Tito seu discípulo e querido
filho espiritual” ficasse na ilha para organizar a Igreja em Creta
e discipular sua liderança pastoral. importante lembrar que Tito era
gentio (não judeu) de nascimento (Gl 2.3) e foi um dos convertidos
pelo ministério de Paulo que se tornou seu grande amigo e
cooperador (1.4). Quando Paulo teve que viajar para Antioquia, a fim
de defender sua teologia em relação ao Evangelho (2Tm 2.8), levou
Tito consigo para a reunião com os líderes da Igreja em Jerusalém
(Gn 2.1-3; 2.3-5). Ao enviar esta carta a Tito, por meio
dos evangelistas Zenas e Apolo, numa viagem missionária que incluía
Creta no roteiro (3.13), Paulo tem o objetivo de fortalecer a
autoridade pastoral de Tito a fim de que ele pudesse vencer a forte
oposição herética que ali se levantara (1.5; 2-15; 3.9). Além
disso,Paulo fornece valiosas orientações referentes ao exercício
de uma fé cristã autêntica, bem como instrui Tito em como lidar
com os falsos mestres que ali também já haviam chegado e tentavam
minara sã doutrina ensinada pelo apóstolo. Paulo, ainda,
aproveita para deixar Tito informado quanto aos seus planos
futuros (3.12).
Data
da primeira publicação
Paulo
escreveu essa missiva a Tito em terras macedonias,
pouco antes de chegar a Nicópolis,cidade
da Acaia, ao sul da Grécia (3.12), por volta do ano 64 d.C.
Esboço
geral de Tito
1. Saudação
a Tito, presbítero da Igreja na Grécia (1.1-4).
2.Orientações
de Paulo quanto à reforma da Igreja (1.5-16)
A.
Liderança espiritual qualificada e madura (1.5-9)
B.
Como lidar com os judaizantes e heréticos (1.10-16)
3. Orientações
quanto à pregação expositiva da Palavra (2.1-15)
A.
Sobre a responsabilidade moral dos cristãos (2.1-10)
B.
Para homens e mulheres idosos na Igreja (2.2-5)
C.
Para os jovens da Igreja (2.6-8)
D.
Para os escravos – trabalhadores – (2.9,10)
E.
Correlação entre salvação e atitude ética (2.11-15).
3.Orientações
finais sobre a atitude cristã no mundo (3.1-15)
B.
Qualquer pecador pode ser salvo em Cristo (3.3-7)
C.
Pregar o Evangelho sem legalismo e rixas (3.8-11)
D.
Pedidos, saudações finais e bênção apostólica (3.12-15).