Tito

  
Autoria
O livro de Atos termina informando que Paulo havia obtido autorização para alugar uma casa onde cumpriria sua sentença de prisão domiciliar junto à guarda pretoriana em Roma. Dois anos depois  o apóstolo  é posto  em liberdade  por falta de empenho de seus detratores em levar adiante suas acusações  perante César (At 24.1; 28.30). Paulo, então,  parte, e visita a Igreja em  Éfeso, onde deixa Timóteo para  supervisionar  a obra  missionária  e evangelística  realizada pelas igrejas da Asia, seguindo em direção à Macedônia. Ao chegar ao norte da Grécia, escreve sua primeira carta  para  Timóteo  (1ªTm 1.3).  Quando  chegou  a ilha  de  Creta,  la  deixou  seu  discípulo e amigo para encorajar e orientar a liderança dos cristãos cretenses, partindo em seguida para Acaia,região ao sul da Grécia (Tt 3.12). Na Macedônia, pouco antes de chegar a Nicópolis, Paulo decide escrever essa carta de encorajamento a Tito, fiel companheiro de ministério. Quando, finalmente,chegou a Trôade (2ªTm 4.13), foi inesperadamente preso e novamente levado a Roma, jogado num frio e isolado calabouço e, pouco tempo mais tarde, logo após haver escrito sua segunda carta a Timóteo, foi decapitado sob as ordens de Nero. Portanto, ao compreendermos a autoria paulina das cartas canônicas a Timóteo, da mesma forma, aceitamos que essa carta a Tito tenha sido produzida pessoalmente por Paulo, fato defendido pelos mais antigos eruditos, chamados pais da Igreja. Portanto, ao compreendermos a autoria paulina das cartas canônicas a Timóteo, da mesma forma, aceitamos que essa carta a Tito tenha sido produzida pessoalmente por Paulo, fato defendido pelos mais antigos eruditos, chamados pais da Igreja
Propósitos
Tudo indica que foram Paulo e Tito que apresentaram o Evangelho para a população de Creta. Depois  de  frutífera  campanha  evangelística  Paulo  decide deixar que Tito seu discípulo e querido filho espiritual” ficasse na ilha para organizar a Igreja em Creta e discipular sua liderança pastoral. importante lembrar que Tito era gentio (não judeu) de nascimento (Gl 2.3) e foi um dos convertidos pelo ministério de Paulo que se tornou seu grande amigo e cooperador (1.4). Quando Paulo teve que viajar para Antioquia, a fim de defender sua teologia em relação ao Evangelho (2Tm 2.8), levou Tito consigo para a reunião com os líderes da Igreja em Jerusalém (Gn 2.1-3; 2.3-5). Ao enviar esta carta a Tito, por meio dos evangelistas Zenas e Apolo, numa viagem missionária que incluía Creta no roteiro (3.13), Paulo tem o objetivo de fortalecer a autoridade pastoral de Tito a fim de que ele pudesse vencer a forte oposição herética que ali se levantara (1.5; 2-15; 3.9). Além disso,Paulo fornece valiosas orientações referentes ao exercício de uma fé cristã autêntica, bem como instrui Tito em como lidar com os falsos mestres que ali também já haviam chegado e tentavam minara sã doutrina ensinada pelo apóstolo. Paulo, ainda, aproveita para deixar Tito informado quanto aos seus planos futuros (3.12).
Data da primeira publicação
Paulo escreveu essa missiva a Tito em terras macedonias, pouco antes de chegar a Nicópolis,cidade da Acaia, ao sul da Grécia (3.12), por volta do ano 64 d.C.
Esboço geral de Tito
1. Saudação a Tito, presbítero da Igreja na Grécia (1.1-4).

2.Orientações de Paulo quanto à reforma da Igreja (1.5-16) 

A. Liderança espiritual qualificada e madura (1.5-9)

B. Como lidar com os judaizantes e heréticos (1.10-16)

3. Orientações quanto à pregação expositiva da Palavra (2.1-15) 

A. Sobre a responsabilidade moral dos cristãos (2.1-10)  
B. Para homens e mulheres idosos na Igreja (2.2-5)

C. Para os jovens da Igreja (2.6-8)

D. Para os escravos – trabalhadores – (2.9,10)

E. Correlação entre salvação e atitude ética (2.11-15).

3.Orientações finais sobre a atitude cristã no mundo (3.1-15)  
B. Qualquer pecador pode ser salvo em Cristo (3.3-7)  
C. Pregar o Evangelho sem legalismo e rixas (3.8-11)

D. Pedidos, saudações finais e bênção apostólica (3.12-15).

Postagens Aleatórias