Postagens Aleatórias

O Caminho

"Fora do Caminho da Graça em Cristo, não há caminho a ser feito!"

Lucas

Autoria
Lucas o médico de homens e almas; o médico amado, como ficou conhecido (Cl 4.14). Irineu, um dos pais da Igreja, já citava o Evangelho Segundo Lucas em suas obras, por volta do ano 180 d.c.
Lucas, grande amigo e companheiro de ministério do apóstolo Paulo (2ª Tm 4.11; Fm 24), é o único autor gentio do Novo Testamento . Embora não tenha sido testemunha ocular da vida de Jesus Cristo, andou com Deus, cheio do Espirito Santo, o qual o inspirou a escrever este Evangelho e o livro de Atos e a servir como missionário até sua morte. Lucas nos informa que seu trabalho foi beneficiado pela obra de outros (Lc 1.1), que ele consultou várias testemunhas oculares(Lc 1.2), e que selecionou e dispôs as informações com extremo cuidado, sob a direção do Espirito Santo(Lc 1.3), a fim de instruir Teófilo quanto á fidedignidade da fé em Jesus Cristo(Lc 1.4).
Propósitos
O Evangelho Segundo Lucas é especificamente endereçado a Teófilo, cujo nome significa “aquele que amam a Deus e desejam saber a verdade sobre Jesus Cristo, Seu Filho, nosso Salvador. Lucas trata Teófilo por “excelentíssimo” o que reforça a ideia de que esse livro tinha como principal objetivo um leitor em especial: Teófilo, um alto oficial do Império romano que, segundo historiadores renomados, desejoso de conhecer a verdade, patrocinou Lucas nesse projeto e investigação acurada de todos os fatos concernentes à vida e obra de Jesus Cristo; cujo ensino já invadia Roma, convertendo multidões. Na mesma época surgiram vários relatórios falsos sobre Jesus e, tanto Teófilo, o Evangelho Segundo Lucas se inicia para todos os gentios. O autor revela interesse especial por detalhes médicos ( Lc 4.38; 7.15; 8.55;14.2; 18.35;22.50).Há grande ênfase nos acontecimentos relacionados ao nascimento de Cristo. Curiosamente, somente Lucas registra:
  1. A anunciação a Zacarias e Maria;
  2. Os cânticos de Isabel e Maria;
  3. O nascimento e a infância de João Batista;
  4. O nascimento de Jesus;
  5. A visita dos pastores;
  6. A circuncisão de Jesus ;
  7. Sua apresentação no Templo;
  8. Detalhes da infância de Jesus;
  9. Pensamentos íntimos de Maria, mãe de Jesus.
Lucas demostra grande interesse por fatos que se deram com indivíduos :
  • Os relatos de Zaqueu (Lc 19.1-10);
  • Do ladrão que se arrependeu (32.39-43);
  • A parábola do filho perdulário(23.29-43);
  • A história do bom samaritano(Lc 10.29-37);
  • O ex-leproso agradecido (Lc 17.11-19).
Lucas ainda dá especial atenção à disciplina espiritual da oração (Lc 3.21; 5.16; 6.12; 9.18,28-29; 10.21; 11.1; 22.39-46;23.34,46). O Evangelho Segundo Lucas dá grande destaque ás mulheres, algo incomum na época ( Veja os capítulos 1,2, 7.11-17, 36-50; 8.1-3; 10.38-42,21.1-4; 23.27-31,49) O livro apresenta quatro belos cânticos, conhecidos como: a Canção de Maria ou Canto de Maria (Lc 1.46-55), a Canção de Zacarias (Lc 1.67-79), o Glória a Deus nas Alturas (Lc 2.14) Cântico de Simeão(2.29-32). Lucas ainda reflete sobre o contraste da pobreza em relação á riqueza(1.52-53;4,16-22; 6.20,24-25; 12.13-21; 14; 16.19-31).
Este é o Evangelho do misericordioso Filho de Deus que oferece Salvação a toda humanidade(19.10)

Data da Primeira Publicação
Considerando que os últimos capítulos do livro de Atos mostram Paulo em Roma, e que o Evangelho Segundo Lucas foi publicado antes de Atos (At 1.1), podemos concluir que este Evangelho foi escrito entre os anos 50 e 64 d.c., em Cesareia, durante os dois anos em que Paulo esteve preso ali por pregar a Palavra de Deus(At 24.27). Lucas tinha completo domínio da língua grega da época. Seu vocabulário é amplo e rico, e seu estilo, algumas vezes se aproxima do grego clássico, como ocorre logo no prefácio (Lc 1.1-40), ao passo que em outras ocasiões assume um tom bem semítico ( Relativo ou pertencente aos Semitas) Lc 1.5-2,52,assemelhando-se á Septuaginta (tradução do Antigo Testamento para a língua grega). Seu vocabulário é sensível á cultura e geográfica de cada lugar sobre o qual narra fatos passados. Por exemplo, quando Lucas se refere a Pedro num contexto judaico, emprega uma linguagem mais semítica que nos momentos em que descreve Paulo, num contexto helenístico(grego).

Esboço geral de Lucas 
1.Prefácio e objetivos da obra (1.1-4).
2.O Filho de Deus e a humanidade (1.5 – 4.13)
A.O nascimento de João Batista (1.5-25)
B.O nascimento do Filho do homem (1.26-56)
C.O advento de João Batista (1.57-80)
D.O advento do Filho de Deus (2.1-20)
E.Adoração ao bebê Jesus (2.21-38)
F. A infância de Jesus (2.39-52)
G.O batismo de Jesus (3.1-22)
H. A genealogia de Jesus (3.23-38)
I. A tentação do Filho de Deus (4.1-13).
3.O ministério do Filho de Deus (4.14 – 9.50)
A.O anúncio do Seu ministério (4.14-30)
B. A autoridade da Sua obra (4.31 – 6.11)
C.Sobre todos os demônios (4.31-37)
D.Sobre todas as doenças (4.38-44)
E.Sobre todos os discípulos (5.1-11)
F. Sobre toda a impureza (5.12 16)
G.Sobre todas as limitações (5.17-26)
H.Sobre todos os desprezados (5.27-39)
I.Sobre todas as deformidades (6.6-11).
4.Os colaboradores de Seu ministério (6.12-49)
A.A convocação dos discípulos (6.12-16)
B.O perfil dos discípulos (6.17-49).
5.As realizações do Seu ministério (7.1 – 9.50)
A.Ministração na doença (7.1-10)
B.Ministração na morte (7.11-17)
C.Ministração aos pecadores (7.36-50)
D.Ministração sustentada (8.1-3)
E.Ministração por parábolas (8.4-21)
F.Ministração nas tempestades (8.22-25)
G.Ministração sobre demônios (8.26-39)
H.Ministração no desespero (8.40-56)
I.Ministração pelos discípulos (9.1-9)
J.Ministração às necessidades (9.10-17)
K.Ministração de predições (9.18-50).
6.O Filho de Deus é rejeitado pelos homens (9.51 – 19.27)
A.Rejeição pelos samaritanos (9.51-56)
B.Rejeição das pessoas mundanas (9.57-62)
C.A comissão dos setenta e dois (10.1-24)
D.Rejeição de um teólogo (10.25-37)
E.Recepção em Betânia (10.38-42)
F. Ensino sobre a oração (11.1-13)
G.Rejeição por Israel (11.14-36)
H.Rejeição pelos fariseus e doutores (11.37-54)
I.Ensinos diante da rejeição (12.1 – 19.27)
J.Sobre a hipocrisia (12.1-12)
K.Sobre a avareza e cobiça (12.13-34)
 L.Sobre a fidelidade (12.35-48)
M.Sobre discórdias e sinais(12.49-59)
N.Sobre o arrependimento (13.1-9)
O.Sobre a falsidade (13.10-17)
P.Sobre o Reino de Deus (13.18-35)
7.Pregações para os corações endurecidos (14.1-6)
A.Sobre os que são convidados (14.12-14)
B.Sobre os que são indiferentes (14.15-24)
C.Sobre os que são indulgentes (14.25-35)
D.Sobre o amor de Deus (15.1-32)
E.Sobre a riqueza (16.1-31)
F.Sobre a necessidade do perdão (17.1-6)
G.Sobre a importância do serviço (17.7-10)
H.Sobre a gratidão (17.11-19)
I.Sobre o estabelecimento do Reino (17.20-37)
J.Sobre a oração (18.1-14)
K.Sobre o ingresso no Reino (18.15-30)
L.Sobre a Sua morte (18.31-34)M. Sobre a Salvação (18.35 – 19.1
N.Sobre fidelidade (19.11 27)
8.A Paixão do Filho de Deus (19.28 – 23.56).
A. Domingo(19.28-44)
B. Segundafeira(19.45-48)
C. Terça-feira(20.1 – 21.38)
D. Autoridade contestada (20.1-8)
E. Autoridade revelada (20.9-18)
F. Autoridade resistida (20.19-40)
G. Autoridade demonstrada (20.41 – 21.4)
H. Discurso apocalíptico (21.5-38)
I.Quarta-feira(22.1-6)
J.Quinta-feira(22.7-53)
K.A Ceia do Senhor (22.7-38)
L.O jardim do Getsêmani (22.39-46)
M. Jesus é traído e preso (22.47-53) 
N.Sexta-feira22.54 – 23.55)
O. Jesus é negado por Pedro (22.54-62)
P. Jesus é ridicularizado (22.63-65)
Q. Jesus é levado ao Sinédrio (22.66-71)
R. Jesus é levado a Pilatos (23.1-5)S. Jesus é levado a Herodes (23.6-12)
T. Jesus novamente diante de Pilatos (23.13-25)
U. A condenação e crucificação (23.26-49)
V. O sepultamento (23.50-55) 
W. Sábado (23.56)
9. A vindicação do Filho de Deus diante dos homens (24.1-53)
A.Domingo:a vitória sobre a morte (24.1-12)
B. Jesus cumpre suas profecias (24.13-35)
C.O padrão da vida ressurreta (24.36-43)
D.O Senhor da Igreja (24.44-48)
E.O doador do Espírito Santo (24.49)
F.OSenhor exaltado eternamente (24.50-53)
Bíblia King James Atualizada