Lucas
o médico de homens e almas; o médico amado, como ficou conhecido
(Cl 4.14). Irineu, um dos pais da Igreja, já citava o Evangelho
Segundo Lucas em suas obras, por volta do ano 180 d.c.
Lucas,
grande amigo e companheiro de ministério do apóstolo Paulo (2ª Tm
4.11; Fm 24), é o único autor gentio do Novo Testamento . Embora
não tenha sido testemunha ocular da vida de Jesus Cristo, andou com
Deus, cheio do Espirito Santo, o qual o inspirou a escrever este
Evangelho e o livro de Atos e a servir como missionário até sua
morte. Lucas nos informa que seu trabalho foi beneficiado pela obra
de outros (Lc 1.1), que ele consultou várias testemunhas oculares(Lc
1.2), e que selecionou e dispôs as informações com extremo
cuidado, sob a direção do Espirito Santo(Lc 1.3), a fim de instruir
Teófilo quanto á fidedignidade da fé em Jesus Cristo(Lc 1.4).
Propósitos
O
Evangelho Segundo Lucas é especificamente endereçado a Teófilo,
cujo nome significa “aquele que amam a Deus e desejam saber a
verdade sobre Jesus Cristo, Seu Filho, nosso Salvador. Lucas trata
Teófilo por “excelentíssimo” o que reforça a ideia de que esse
livro tinha como principal objetivo um leitor em especial: Teófilo,
um alto oficial do Império romano que, segundo historiadores
renomados, desejoso de conhecer a verdade, patrocinou Lucas nesse
projeto e investigação acurada de todos os fatos concernentes à
vida e obra de Jesus Cristo; cujo ensino já invadia Roma,
convertendo multidões. Na mesma época surgiram vários relatórios
falsos sobre Jesus e, tanto Teófilo, o Evangelho Segundo Lucas se
inicia para todos os gentios. O autor revela interesse especial por
detalhes médicos ( Lc 4.38; 7.15; 8.55;14.2; 18.35;22.50).Há grande
ênfase nos acontecimentos relacionados ao nascimento de Cristo.
Curiosamente, somente Lucas registra:
-
A anunciação a Zacarias e Maria;
-
Os cânticos de Isabel e Maria;
-
O nascimento e a infância de João Batista;
-
O nascimento de Jesus;
-
A visita dos pastores;
-
A circuncisão de Jesus ;
-
Sua apresentação no Templo;
-
Detalhes da infância de Jesus;
-
Pensamentos íntimos de Maria, mãe de Jesus.
Lucas
demostra grande interesse por fatos que se deram com indivíduos :
-
Os relatos de Zaqueu (Lc 19.1-10);
-
Do ladrão que se arrependeu (32.39-43);
-
A parábola do filho perdulário(23.29-43);
-
A história do bom samaritano(Lc 10.29-37);
-
O ex-leproso agradecido (Lc 17.11-19).
Lucas
ainda dá especial atenção à disciplina espiritual da oração (Lc
3.21; 5.16; 6.12; 9.18,28-29; 10.21; 11.1; 22.39-46;23.34,46). O
Evangelho Segundo Lucas dá grande destaque ás mulheres, algo
incomum na época ( Veja os capítulos 1,2, 7.11-17, 36-50; 8.1-3;
10.38-42,21.1-4; 23.27-31,49) O livro apresenta quatro belos
cânticos, conhecidos como: a Canção de Maria ou Canto de Maria (Lc
1.46-55), a Canção de Zacarias (Lc 1.67-79), o Glória a Deus nas
Alturas (Lc 2.14) Cântico de Simeão(2.29-32). Lucas ainda reflete
sobre o contraste da pobreza em relação á riqueza(1.52-53;4,16-22;
6.20,24-25; 12.13-21; 14; 16.19-31).
Este
é o Evangelho do misericordioso Filho de Deus que oferece Salvação
a toda humanidade(19.10)
Data
da Primeira Publicação
Considerando
que os últimos capítulos do livro de Atos mostram Paulo em Roma, e
que o Evangelho Segundo Lucas foi publicado antes de Atos (At 1.1),
podemos concluir que este Evangelho foi escrito entre os anos 50 e 64
d.c., em Cesareia, durante os dois anos em que Paulo esteve preso ali
por pregar a Palavra de Deus(At 24.27). Lucas tinha completo domínio
da língua grega da época. Seu vocabulário é amplo e rico, e seu
estilo, algumas vezes se aproxima do grego clássico, como ocorre
logo no prefácio (Lc 1.1-40), ao passo que em outras ocasiões
assume um tom bem semítico ( Relativo ou pertencente aos Semitas) Lc
1.5-2,52,assemelhando-se á Septuaginta (tradução do Antigo
Testamento para a língua grega). Seu vocabulário é sensível á
cultura e geográfica de cada lugar sobre o qual narra fatos
passados. Por exemplo, quando Lucas se refere a Pedro num contexto
judaico, emprega uma linguagem mais semítica que nos momentos em que
descreve Paulo, num contexto helenístico(grego).
Esboço
geral de Lucas
1.Prefácio
e objetivos da obra (1.1-4).
2.O
Filho de Deus e a humanidade (1.5 – 4.13)
A.O
nascimento de João Batista (1.5-25)
B.O
nascimento do Filho do homem (1.26-56)
C.O
advento de João Batista (1.57-80)
D.O
advento do Filho de Deus (2.1-20)
E.Adoração ao
bebê Jesus (2.21-38)
F.
A infância de Jesus (2.39-52)
G.O
batismo de Jesus (3.1-22)
H.
A genealogia de Jesus (3.23-38)
I.
A tentação do Filho de Deus (4.1-13).
3.O
ministério do Filho de Deus (4.14 – 9.50)
A.O anúncio do Seu ministério (4.14-30)
B.
A autoridade da Sua obra (4.31 – 6.11)
C.Sobre todos os demônios (4.31-37)
D.Sobre todas as doenças (4.38-44)
E.Sobre
todos os discípulos (5.1-11)
F. Sobre toda a impureza (5.12 16)
G.Sobre
todas as limitações (5.17-26)
H.Sobre
todos os desprezados (5.27-39)
I.Sobre
todas as deformidades (6.6-11).
4.Os
colaboradores de Seu ministério (6.12-49)
A.A
convocação dos discípulos (6.12-16)
B.O
perfil dos discípulos (6.17-49).
5.As
realizações do Seu ministério (7.1 – 9.50)
A.Ministração
na doença (7.1-10)
B.Ministração
na morte (7.11-17)
C.Ministração
aos pecadores (7.36-50)
D.Ministração
sustentada (8.1-3)
E.Ministração
por parábolas (8.4-21)
F.Ministração nas
tempestades (8.22-25)
G.Ministração
sobre demônios
(8.26-39)
H.Ministração
no desespero (8.40-56)
I.Ministração
pelos discípulos (9.1-9)
J.Ministração
às necessidades (9.10-17)
K.Ministração
de predições (9.18-50).
6.O
Filho de Deus é rejeitado pelos homens (9.51 – 19.27)
A.Rejeição
pelos samaritanos (9.51-56)
B.Rejeição
das pessoas mundanas (9.57-62)
C.A
comissão dos setenta e dois (10.1-24)
D.Rejeição
de um teólogo (10.25-37)
E.Recepção
em Betânia (10.38-42)
F.
Ensino sobre a oração (11.1-13)
G.Rejeição
por Israel (11.14-36)
H.Rejeição
pelos fariseus e doutores (11.37-54)
I.Ensinos
diante da rejeição (12.1 – 19.27)
J.Sobre
a hipocrisia (12.1-12)
K.Sobre
a avareza e cobiça (12.13-34)
L.Sobre
a fidelidade (12.35-48)
M.Sobre
discórdias e sinais(12.49-59)
N.Sobre
o arrependimento (13.1-9)
O.Sobre
a falsidade (13.10-17)
P.Sobre
o Reino de Deus (13.18-35)
7.Pregações
para os corações endurecidos (14.1-6)
A.Sobre
os que são convidados (14.12-14)
B.Sobre
os que são indiferentes (14.15-24)
C.Sobre
os que são indulgentes (14.25-35)
D.Sobre
o amor de Deus (15.1-32)
E.Sobre
a riqueza (16.1-31)
F.Sobre
a necessidade do perdão (17.1-6)
G.Sobre
a importância do serviço (17.7-10)
H.Sobre
a gratidão (17.11-19)
I.Sobre
o estabelecimento do Reino (17.20-37)
J.Sobre
a oração (18.1-14)
K.Sobre
o ingresso no Reino (18.15-30)
L.Sobre
a Sua morte (18.31-34)M. Sobre a Salvação (18.35 – 19.1
N.Sobre
fidelidade (19.11 27)
8.A
Paixão do Filho de Deus (19.28 – 23.56).
A.
Domingo(19.28-44)
B. Segundafeira(19.45-48)
C.
Terça-feira(20.1
– 21.38)
D.
Autoridade contestada (20.1-8)
E.
Autoridade revelada (20.9-18)
F.
Autoridade resistida (20.19-40)
G.
Autoridade demonstrada (20.41 – 21.4)
H. Discurso apocalíptico
(21.5-38)
I.Quarta-feira(22.1-6)
J.Quinta-feira(22.7-53)
K.A
Ceia do Senhor (22.7-38)
L.O jardim do Getsêmani (22.39-46)
M.
Jesus é traído e preso (22.47-53)
N.Sexta-feira22.54 – 23.55)
O.
Jesus é negado por Pedro (22.54-62)
P.
Jesus é ridicularizado (22.63-65)
Q.
Jesus é levado ao Sinédrio (22.66-71)
R.
Jesus é levado a Pilatos (23.1-5)S. Jesus é levado a Herodes
(23.6-12)
T.
Jesus novamente diante de Pilatos (23.13-25)
U.
A condenação e crucificação (23.26-49)
V. O sepultamento
(23.50-55)
W. Sábado (23.56)
9.
A vindicação do Filho de Deus diante dos homens (24.1-53)
A.Domingo:a vitória sobre a morte (24.1-12)
B.
Jesus cumpre suas profecias (24.13-35)
C.O padrão da vida ressurreta (24.36-43)
D.O Senhor da Igreja (24.44-48)
E.O doador do Espírito Santo (24.49)
F.OSenhor exaltado eternamente (24.50-53)
Bíblia
King James Atualizada