Autoria
Hoje
em dia, mesmo entre os mais críticos do meio acadêmico, já é
bem-aceita a ideia de que o evangelho de Lucas e o livro
dos Atos dos Apóstolos têm um mesmo autor.O autor do livro de
Atos inicia sua obra citando um “primeiro livro”, o que é
considerado pelos estudiosos como uma indicação sobre a primeira
parte do mesmo documento histórico, preparado objetivamente para
um destinatário específico chamado “Teófilo”.Fica
claro, ao examinarmos o próprio contexto da obra, que o
uso sistemático dos pronomes “nós”e “nos” se referem à
estreita amizade que havia entre o autor de Atos e
o apóstolo Paulo (At 16.10-17;20.5 – 21.18; 27.1 – 28.16).
Outros textos nos garantem que Lucas era médico (Cl 4.14; Fl
24; At 1.3;3.7; 9.18,33; 13.11; 28.1-10). Lucas, da mesma forma que
Paulo, atendeu ao chamado missionário para proclamar o Evangelho aos
macedônios, foi responsável pela obra de discipulado e
edificação da igreja de Filipos por cerca de seis anos e, mais
tarde, acompanhou as lutas e a grande obra de evangelização
realizada por Paulo em Roma. Durante o período de prisão domiciliar
do apóstolo,escreveu o livro de Atos. O mais antigo testemunho
externo sobre Lucas, como autor de Atos, aparece no Cânon
Muratório,por volta do ano 170 d.C. Nesse documento está claro o
registro de que Lucas foi autor tanto do terceiro evangelho quanto da
obra “Atos de todos os apóstolos”. No ano 325 d.C., Eusébio,
um dos chamados “pais da igreja”, publica sua obra “História
Eclesiástica” na qual reafirma categoricamente a autoria lucana
desses livros.
Data
da primeira publicação
A
maioria dos mais reconhecidos estudiosos acredita que o livro de Atos
foi escrito durante o período do primeiro aprisionamento do apóstolo
Paulo; com este relato Lucas encerra sua narrativa histórica.
Portanto, por volta do ano 63 d.C., o autor não faz qualquer
revelação ou previsão quanto a um segundo mandato de prisão nem
sobre o martírio de Paulo. Se Lucas tivesse conhecimento do tão
aguardado resultado do julgamento de Paulo, por que não o registrou
ao final de Atos? (At28.30). A ideia prevalecente é que Lucas já
havia narrado tudo o que sabia e lhe fora possível coletar de
fatos até àquela data. Apesar de os argumentos baseados
no silêncio não serem irrefutáveis, é relevante o fato de o
livro não conter nenhuma alusão aos importantes fatos posteriores
ao fim dos dois anos de prisão de Apesar de os argumentos baseados
no silêncio não serem irrefutáveis, é relevante o fato de o
livro não conter nenhuma alusão aos importantes fatos posteriores
ao fim dos dois anos de prisão de Paulo em Roma, como o grande e
terrível incêndio da capital do Império Romano e a consequente
perseguição aos cristãos (64 d.C.), o martírio de Pedro; e logo
em seguida da prisão de Paulo, por volta de 67 d.C., a profanação
e destruição de Jerusalém no ano 70 d.C., profetizada por Jesus
Cristo quase 40 anos antes do ocorrido (Mt 24.2).
Esboço
geral de Atos
1. Os
discípulos esperam a chegada do Espírito Santo (1.1-26)
2. O
Espírito Santo vem para habitar e vivificar o crente (2.1-47)
A. Fonte
de poder para o cristão (2.1-13)
B. Testemunho
do poder do Espírito aos dispersos (2.14-47)
3. Nasce
e se expande a Igreja de Jesus Cristo (3.1 – 12.25)
4. Primeiro
em Jerusalém (3.1- 7.60)
A. A
cura do aleijado e as consequências deste ato (3.1-26)
B. Os
apóstolos Pedro e João testemunham ao Sinédrio (4.1-22)
C. A
vida de oração e fraternidade dos cristãos (4.23-37)
D. Logo
surgem as primeiras decepções (5.1-16)
E. As
primeiras reclamações e murmurações (6.1-7)
F. Chegam
também as tribulações externas (6.8 – 7.60)
5. Samaria
também é alcançada pelo Pentecostes (8.1-25)
6. E
até os confins da terra chega o poder do Espírito (8.26-40)
7. A
conversão de Saulo de Roma em Paulo de Jesus (9.1-31)
8. Pedro
promove o Pentecostes por toda a Judeia (9.32 – 11.18)
A. Nas
cidades estratégicas de Lida e Jope (9.32-43)
B.
Cesaréia (10.1-48)
C.
Consequências (11.1-18)
D. Antioquia
e aos confins da terra (11.19 – 12.25)
E. Herodes
dispersa os cristãos de Jerusalém (12.1-25)
9. A
primeira viagem missionária de Paulo (13.1 – 14.28)
A.
Chipre (13.1-12)B. Antioquia da Pisídia (13.13-52)
C.
Icônio (14.1-7)
D. Listra,
Derbe e retorno à Antioquia da Síria (14.8-28)
10. O
primeiro concílio em Jerusalém (15.1-29)
11. A
segunda viagem missionária de Paulo (15.30 – 18.22)
A. De
Antioquia a Trôade (15.36 – 16.10)
B. De
Trôade a Atenas (16.11 – 17.15)
C.
Em Atenas (17.16-34)
D. Em
Corinto, e o retorno (18.1-22)12.
A
terceira viagem missionária de Paulo (18.23 – 21.16)
A. O
Pentecostes chega para os cristãos em Éfeso (18.23 – 19.41)
B. Paulo
ministra na Macedônia, Acaia, e retorna (20.1 – 21.16)
13. A
viagem de Paulo a Roma (21.17 – 28.15)
A. Em
Jerusalém (21.17 – 23.35)
B. Em
Cesareia (24.1 – 26.32)
C. Diante
do governador Félix (24.1-27)
D. Diante
do rei Agripa (25.23 – 26.32)
E. Paulo
é mandado para Roma (27.1 – 28.15)
F. Paulo
algemado, mas livre para pregar até o fim (28.16-31).