2ª Tessalonicenses

Autoria
 Apesar de todo apoio e aquiescência oferecidos pelos pais da Igreja à autoria paulina das cartas canônicas aos tessalonicenses, esta segunda carta tem recebido um volume bem maior de questionamentos por parte de alguns historiadores e biblistas. As objeções procuram se fundamentar mais em aspectos internos do que em alguma suspeita ou insuficiência alegada por algum dos eruditos da igreja cristã dos primeiros séculos como, por exemplo, o fato de haver cerca de dez palavras nos manuscritos gregos que, originalmente, ainda não haviam sido usadas pelo apóstolo; o estilo da carta, pelo fato de ter um caráter formal além do esperado; e quanto à escatologia, surgir um ensino em relação à doutrina do “homem da iniquidade”. Como até, então, jamais havia sido ensinada por Paulo, ou qualquer dos demais apóstolos, levou alguns eruditos a imaginar que a segunda carta à Igreja em Tessalônica poderia ter sido escrita por algum discípulo de Paulo, ou mesmo outro apóstolo de Cristo. Entretanto, após séculos de pesquisas e exegeses apuradas, a maioria dos estudiosos de nosso tempo concorda com a tradição canônica ao apontar Paulo como autor indiscutível desta segunda epístola aos tessalonicenses.
Propósitos
Considerando que, passados mais de seis meses, a situação da Igreja em Tessalônica não estava demonstrando qualquer visível mudança quanto à fé cristã e à prática da sã doutrina, Paulo decide ser ainda mais contundente e enfático numa segunda e derradeira tentativa por escrito. As orientações do apóstolo visavam encorajar os cristãos sinceros a permanecerem teologicamente firmes na Palavra, diante de todo tipo de perseguição ou influência herética (1.4-10). Paulo também se preocupa em exortar os tessalonicenses a não desanimarem diante da crise econômica, da iminência do fim do mundo e dos preconceitos religiosos, e a trabalharem com ardor pelo próprio sustento (2.13 – 3.15). Além disso, Paulo procura corrigir a compreensão errônea de que a liderança da Igreja em Tessalônica estava se alimentando em relação ao glorioso retorno do Senhor Jesus (2.1-12). Na realidade, 2 Tessalonicenses é ainda mais escatológica do que a primeira carta, com quase40% do seu conteúdo voltado para os eventos que antecedem a segunda vinda de Cristo.
Data da primeira publicação
Devido à grande semelhança que essa epístola tem com a primeira, os estudiosos chegaram à conclusão de que 2ªTessalonicenses foi escrita logo depois da chegada de Silas e Timóteo com seus relatórios sobre a situação presente dos irmãos e o impacto da primeira carta. Isso sugere a datação da segunda epístola para algum momento entre o ano 51 e 52 d.C. (1.1; 3.17) na cidade de Corinto.
Esboço geral de 2ª Tessalonicenses
1. Introdução (capítulo 1)
A. Saudação e ação de graças (1.1,2)
B. Agradecimentos (1.3-10).
C. Intercessão pelos irmãos (1.11,12)
2. Orientação aos cristãos de Tessalônica (2.1-17)
A. É necessário corrigir os desvios doutrinários (2.1,2)
B. A revelação do “homem do pecado” (2.3,4,10)
C. O caráter enganador do Mal (2.3-5)
A. O poder que o detém até agora (2.6,7)
B. O seu trabalho destruidor (2.8-10)
C. O final dos incrédulos (2.11,12)
D. Ação de graças e orações (2.13-17)
3. Exortação à oração e à disciplina (3.1-18)
A. Convocação a uma vida de oração (2.13-17)
B. Orientações sobre vida disciplinada (3.6-15)
C. Oração final e bênção apostólica (3.16)
D. Saudação final (3.17,18).

Postagens Aleatórias