Autoria
Apesar
de todo apoio e aquiescência oferecidos pelos pais da Igreja à
autoria paulina das cartas canônicas aos tessalonicenses, esta
segunda carta tem recebido um volume bem maior de questionamentos por
parte de alguns historiadores e biblistas. As objeções procuram se
fundamentar mais em aspectos internos do que em alguma suspeita ou
insuficiência alegada por algum dos eruditos da igreja cristã dos
primeiros séculos como, por exemplo, o fato de haver cerca de dez
palavras nos manuscritos gregos que, originalmente, ainda não haviam
sido usadas pelo apóstolo; o estilo da carta, pelo fato de ter um
caráter formal além do esperado; e quanto à escatologia, surgir um
ensino em relação à doutrina do “homem da iniquidade”.
Como até, então, jamais havia sido ensinada por Paulo, ou qualquer
dos demais apóstolos, levou alguns eruditos a imaginar que a
segunda carta à Igreja em Tessalônica poderia ter sido escrita
por algum discípulo de Paulo, ou mesmo outro apóstolo de Cristo.
Entretanto, após séculos de pesquisas e exegeses apuradas, a
maioria dos estudiosos de nosso tempo concorda com a tradição
canônica ao apontar Paulo como autor indiscutível desta segunda
epístola aos tessalonicenses.
Propósitos
Considerando
que, passados mais de seis meses, a situação da Igreja em
Tessalônica não estava demonstrando qualquer visível mudança
quanto à fé cristã e à prática da sã doutrina, Paulo decide ser
ainda mais contundente e enfático numa segunda e derradeira
tentativa por escrito. As orientações do apóstolo visavam
encorajar os cristãos sinceros a permanecerem teologicamente firmes
na Palavra, diante de todo tipo de perseguição ou influência
herética (1.4-10). Paulo também se preocupa em exortar os
tessalonicenses a não desanimarem diante da crise econômica, da
iminência do fim do mundo e dos preconceitos religiosos, e a
trabalharem com ardor pelo próprio sustento (2.13 – 3.15). Além
disso, Paulo procura corrigir a compreensão errônea de que
a liderança da Igreja em Tessalônica estava se alimentando em
relação ao glorioso retorno do Senhor Jesus (2.1-12). Na
realidade, 2 Tessalonicenses é ainda mais escatológica do que a
primeira carta, com quase40% do seu conteúdo voltado para os eventos
que antecedem a segunda vinda de Cristo.
Data
da primeira publicação
Devido
à grande semelhança que essa epístola tem com a primeira, os
estudiosos chegaram à conclusão de que 2ªTessalonicenses
foi escrita logo depois da chegada de Silas e Timóteo com seus
relatórios sobre a situação presente dos irmãos e o impacto da
primeira carta. Isso sugere a datação da segunda epístola para
algum momento entre o ano 51 e 52 d.C. (1.1; 3.17) na cidade de
Corinto.
Esboço
geral de 2ª
Tessalonicenses
1.
Introdução (capítulo 1)
A.
Saudação e ação de graças (1.1,2)
B.
Agradecimentos (1.3-10).
C.
Intercessão pelos irmãos (1.11,12)
2. Orientação
aos cristãos de Tessalônica (2.1-17)
A.
É necessário corrigir os desvios doutrinários (2.1,2)
B.
A revelação do “homem do pecado” (2.3,4,10)
C.
O caráter enganador do Mal (2.3-5)
A.
O poder que o detém até agora (2.6,7)
B.
O seu trabalho destruidor (2.8-10)
C.
O final dos incrédulos (2.11,12)
D.
Ação de graças e orações (2.13-17)
3. Exortação
à oração e à disciplina (3.1-18)
A.
Convocação a uma vida de oração (2.13-17)
B.
Orientações sobre vida disciplinada (3.6-15)
C.
Oração final e bênção apostólica (3.16)
D.
Saudação final (3.17,18).