06 junho 2016

FORTES COMO ÁGUIA

A águia é conhecida em toda terra como a rainha das aves. Ela é a ave mais forte que existe na terra, podendo conduzir em voo animais pequenos e até mesmo uma criança, tamanha sua resistência.  Ela é a ave que voa mais alto, somente igualada em capacidade de voo pelo condor.  Na Antiguidade, vários países e conquistadores usavam como insígnias de seus exércitos a figura de uma águia.  Os exércitos romanos, os impérios da Rússia, Áustria, Prússia e até mesmo Napoleão também adotaram a águia corno brasão. Nas Escrituras Sagradas, a águia é mencionada pelo próprio Deus como símbolo de "uma nação que voa como a águia contra ti de longe, da extremidade da terra, cuja língua não compreenderás; uma nação de rosto arrogante, que não respeitará ao velho, nem se compadecerá do moço;" (Dt 28.49,50).
A estrutura óssea da águia é diferente de todas as outras aves. Todas as aves que existem no mundo têm uma estrutura óssea comprida, mas a da águia é cilíndrica; por isso, ela é a única de grande porte que pode voar e descansar enquanto voa, ao contrário das outras que precisam descer para descansar. A águia faz o seu ninho nas rochas e penhascos mais elevados, e nas árvores mais altas, para proteção e segurança de seus filhotes; por isso, é comparada aos seres celestiais (Ez 1.10; Ap 4.7). 
A águia é a única que enfrenta uma tempestade. 
As demais, ao pressentirem uma tempestade, escondem-se. A águia, porém, passa por sobre a tempestade, e voa acima da turbulência das nuvens. Ela tem a visão mais apurada do mundo animal. Em Jó 39.28,29 está escrito:" Mora no penhasco, e ali passa a noite, sobre o cume do penhasco, em lugar seguro.  Dali descobre a presa, seus olhos a avistam de longe".  Ao longe, de distâncias impossíveis a olhos humanos, a águia avista a sua presa.  Segundo os cientistas, ela pode enxergar até três quilômetros de distância. Ainda resta acrescentar o tamanho da águia adulta. A envergadura das asas, de ponta a ponta, pode alcançar dois metros ou mais. Como pode uma ave desse porte voar acima de três mil metros de altura? As penas de voo (que se chamam remígios) chegam a ter 50 cm. As pontas das asas são fendidas de modo que ela possa abrir os remígios separadamente como se fossem dedos.  Com todo esse equipamento, ela pode considerar-se senhora do espaço. Diante de tantas qualidades, podemos entender que Deus criou a águia com propósitos especiais, para que nós pudéssemos extrair dela lições para nossas vidas. Tanto no Antigo como no Novo Testamento. No Novo Testamento, a águia é comparada a diversas qualidades divinas e humanas. A águia é um animal forte, João evangelista declarou: "Jovens, eu vos escrevi, porque sais fortes". (1Jo 2.14).

Fortes como águias. A águia é um animal veloz (percorre 300 km por hora).
Em Hebreus 12.1, o escritor sagrado nos convida a "correr" com paciência a carreira que nos está proposta.  Velozes como águias. Podemos comparar o arrebatamento a asas grandes que Deus dá aos homens. Quando Filipe estava evangelizando o eunuco da rainha de Candace, no caminho para Gaza, o Espírito do Senhor o tomou e ele se achou em Azoto.  Deus deu asas como de águia para Filipe.

As águias habitam nas montanhas 
Paulo disse em Ef 1.3: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo." Cristo nos faz habitar nas alturas como às águias.

As águias fazem seus ninhos nas árvores mais altas e nas bordas dos penhascos 
A Bíblia diz em Cl 3. 3: "Pois estais mortos e a vossa vida escondida com Cristo, em Deus".  O nosso esconderijo está em Cristo.

A águia tem vocação de guerreira; ela é como um soldado.
Paulo disse em 2ªTm 2.3: "Participa dos meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus ".  Guerreiros como águias.

A águia ensina seu filhote a voar de maneira singular.
Quando ela entende que já é chegado o tempo do seu filhote voar, ela o pega com seu bico, o suspende do ninho, e o solta das maiores alturas e fica por cima para acompanhar o vôo.  Se ela percebe que o filhote não voa, e vai cair, numa velocidade incrível ela sai de sobre o filhote e passa para debaixo dele e o apóia sobre suas asas.

A águia nunca perde suas forças 
Quando ela está ficando de plumagem velha, no seu próprio ninho ela começa a fazer exercícios musculares batendo suas asas sem sair do lugar, fazendo assim a sua velha plumagem cair, começando a aparecer novas penas. Isso se chama renovação das plumagens e de suas forças para voar.
A Bíblia nos diz no Salmo 103 .5: "Quem satisfaz teus desejos com bens, de modo que tua mocidade é renovada como a da águia.".  

Renovado como águias. 
Deus nos ensina, através da águia, de que maneira podemos ser crentes fortes, sem penas velhas sem as quais não podemos voar, e ratifica isto fazendo uma maravilhosa promessa em Is 40.31: "Mas os que esperam no Senhor renovarão suas forças.  Subirão com asas como águias; correrão e não se fatigarão".

Renovação.
A águia é uma ave muito especial! É a que mais tempo vive, cerca de 70 anos, e a que voa mais alto.  Mas, para que isso aconteça, é necessário que ela passe por uma grande transformação.  Nem todas têm coragem de se renovar, então não sobrevivem. Quando chegam aos 35 anos, estão com as penas velhas, seus canos grossos - o que as impedem de voar, as unhas e o bico estão compridos demais, curvados, impedido-as de agarrar o alimento e de se alimentar.Então, numa atitude instintiva e de coragem pela sobrevivência, algumas águias procuram um lugar alto, próxima a uma rocha, onde fazem um novo ninho para o processo de virá.  Começando o processo de renovação, batem as unhas contra a rocha até que se quebrem e fiquem em carne viva. Em seguida o bico, batida após batida, até cair. Enquanto isso, a águia é alimentada por outras do grupo, para que sobreviva. Quando as unhas começam a crescer, ela vai arrancando as penas uma a uma.  Após aproximadamente 150 dias, está completo o processo.  Então ela parte para o tão famoso voo de renovação, com mais 35 anos de vida pela frente. Parabéns às pessoas que, como a águia, tem a coragem de se olhar no espelho e de provocar essa transformação, que, embora dolorida, traz de volta a vida e o crescimento espiritual.
Pregai.

05 junho 2016

LEVANTAI AS MÃOS CANSADAS

"Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados," HB 12:12
Tornai a levantar as mãos cansadas: "Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subiram com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigaram" (Is 450:31). O Senhor sustenta os servos em todos os momentos, nas dificuldades que tiram as forças, na hora do desanimo, o Senhor nos renova. Levantar as mãos é buscar do alto os recursos (Sl 121:1), que é de onde nos vem o socorro, de onde nos vem a disposição para trabalharmos, realizarmos a obra para qual fomos chamados, mãos erguidas fala de súplica e mãos fala também de trabalho.

Os joelhos desconjuntados: Há um louvor que as crianças cantam, que diz que o telefone do céu é o joelho no chão, os joelhos desconjuntados que também quer dizer paralisados, enfraquecidos, é a necessidade de orar mais, buscar mais ao Senhor na intimidade, "pedis e não recebeis, porque pedis mal" (Tg 4:3) "Se, com tua boca confessares ao Senhor ... (Rm 10:9)".
Fazei veredas direitas para vossos pés: Vereda é o mesmo que caminho estreito, região dotada de maior abundância de água. O caminho estreito é Jesus, "entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição, e muitos são que entram por ela" (Mt 7:13), abundância de água é a palavra revelada, "aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte a jorrar para a vida eterna" (Jo 4:14:) Portanto veredas direitas para nossos pés é caminhar com Jesus, calçados os pés no evangelho. Para que o manqueja se não desvie inteiramente, antes seja sarado: Mancar é caminhar com dificuldade, falta de entendimento, de experiências, doente espiritualmente, o Senhor cura estas enfermidades, sustenta, o Senhor da das águas que saram, para que se possa criar uma estrutura espiritual forte, fundada em Jesus. Segui a paz: É seguir Jesus, atender o chamado, "conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Os 6:3). O "fardo leve", o "jugo suave".
A santificação sem a qual ninguém verá o Senhor: O homem sem o Senhor é um homem impuro como disse Isaías (Is 6:5). Como árvores que para serem trabalhadas precisam ser limpas, tiradas as cascas, os galhos, as folhas secas, assim é o homem, que diante do Senhor precisa deixar que o Espírito Santo retire aquilo que não contribui para a obra do Espírito, o projeto de Deus para sua vida, a tradição, a razão, o ego, a religiosidade... Tudo pela ação do Espírito Santo, sem interferência do homem, por nós mesmos não conseguimos deixar nada, mas pela ação do Espírito Santo, o poder do Senhor pode transformar a vida do homem, independente de seus defeitos, seus pecados. O homem que diz precisa deixar isso ou aquilo para vir para a presença do Senhor, não vem, porque somente o Senhor pode livrá-lo do vício, da mentira, do pecado, somente o Senhor pode tornar direito aquilo que nasce torto, "tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas" (Is 42:16)
Pregai !

04 junho 2016

EDIFÍCIO DE PRATA

Ef 2:22 – "No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito". 
INTRODUÇÃO
O que é Corpo, estar no corpo, permanecer no corpo? 
A Palavra nos fala de um exemplo diferente para que compreendamos bem à vontade do Senhor para nós. 
Assim o ensino é a Igreja - Corpo de Cristo, comparada a um Edifício de Deus.
1ªCo 3:9b – "Vós sois edifício de Deus"
QUAIS OS PASSOS PARA FAZER UM EDIFICO?
O Apóstolo Paulo disse que Deus deu a ele a graça de ser um sábio arquiteto.
O QUE O SÁBIO ARQUITETO FAZ?
Constrói o edifício na areia?
Lembram-se da casa na rocha e a casa na areia?
 Jesus no coração
Vamos lembrar do hino" Firme Sim"! Adolescentes também vão cantar o hino; ele nos ajuda no ensino de hoje.A construção tem que ser na rocha e esta rocha, a Bíblia chama fundamento, alicerce, o apóstolo Paulo explica direitinho: 1ªCo 3:11 – "Porque ninguém pode pôr outro fundamento (alicerce, outra pedra), além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo".Para fazer o edifício como Deus quer, Jesus é a pedra principal. Agora vamos ver que material será usado.1ªPe 2:5 – "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual".Então o arquiteto faz a planta. Coloca a pedra fundamental. O edifício vai subir; nós somos as pedras vivas colocadas. Ah! Eu quero ser colocada aqui, nesta posição; quero assim e assim. Está certo? Não. Quem edifica vai colocando cada pedra no seu lugar. Pedro disse que há:
  • Pedras mortas, 
  • Pedras de tropeço,  
  • Pedras de escândalo.
São pedras ruins que não servem no edifício de Deus. 
Mas vós,  servos e servas do Senhor sois  chamados de pedras vivas, não somos pedras mortas, mas vivinhas, Templo Santo.Vós sois o templo, Igreja de Deus. Então, o edifício de nosso estudo hoje é a construção de um templo de uma Igreja.   

PARA QUÊ UMA IGREJA?
Para se adorar a Deus e a nossa lição é para que as crianças pequenas, intermediários, os adolescentes aprendam, saibam do propósito da vontade de Deus para os seus Vós sois o templo, o edifício de Deus e Ele nos vê como pedras vivas e ao mesmo tempo, nos vê como um templo, uma morada de Deus, tudo já construído.
POR QUE ELE NOS VÊ ASSIM?
Porque o Espírito de Deus mora em nós. 
Que maravilha! O Espírito Santo de Deus mora na  criança, no adolescente, no jovem, no servo, na serva.Então, vamos cuidar bem deste templo, porque juntos como um só edifício, seremos levados, arrebatados e estaremos para sempre com o Senhor.
CONCLUSÃO
Paulo, o servo,  fala que na construção do edifício nós vamos formar:
EDIFÍCIO DE OURO – Ah! Tem que ter muito dinheiro; eu sou uma criança e nem trabalho ainda, como posso ter ouro para que meu edifício seja assim? 
Deus chama ouro aquilo que se faz usando seu poder, o poder de Deus.
Uma criança, adolescente, qualquer servo cheio do Espírito Santo faz a Obra de Deus. Quando ele diz "não" aos ídolos, as coisas que desagradam a Deus, ele dá testemunho escolhendo o Senhor -  é a obra de ouro, Deus vê.
EDIFÍCIO DE PRATA
É o testemunho diário de que eu aceitei o Sangue de Jesus como minha Salvação e eu sirvo ao Senhor vivo.Vem alguém e diz que não vale a pena ser de Jesus porque não fazemos o que os do mundo fazem.Nós vamos ficar tristes pela crítica de quem não tem a riqueza da Salvação que nós temos? Edifício de prata, coisas que fazemos porque estamos salvos na presença do Senhor e queremos que os outros amigos venham e isto é a obra de prata, nosso testemunho de alegria porque estamos salvos. Bem, que tal fazermos nosso edifício com Pedras Preciosas?  Elas falam dos Dons Espirituais. Elas são lindas, coloridas de valor imenso é melhor que tudo ninguém as rouba.
Mt 6:20 –  "Mas ajuntai tesouros no céu onde nem a traça nem  a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam".
Hoje o Senhor me deu um sonho -  foi uma pedra que fala do dom de profecia.
A Palavra fala de edifícios feios, fracos e quando vem o fogo destrói: Madeira, obra do homem assim como a palha.Nem vamos falar disto.  O que nos interessa  é o edifício maravilhoso que é a Igreja do Senhor à qual nós pertencemos.
Pregai.

01 junho 2016

NEM PÃO NEM DINHEIRO

"Chamou a si os doze, e começou a enviá-los a dois e dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos;" MC 6:7
Dois a dois: Dois fala de comunhão, Sem comunhão, o trabalho é em vão, é o Espírito Santo que direciona onde devemos plantar a semente, onde está a terra fértil, onde devemos lançar a rede, como Jesus fez com os discípulos, "lançai a rede pelo lado direito". (Jo 21:6)

Que não tomassem nada senão somente um bordão: O bordão é o mesmo que um cajado, que fala exatamente da direção do Espírito Santo, o cajado é usado pelo pastor para dirigir as ovelhas, Davi disse: "Tua vara e o teu cajado me consolam" (Sl 23).
Nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto: Os recursos próprios, o alforje é tipo de uma bolsa, usado para carregar alimento, roupas etc., mas com Jesus não precisamos destes recursos para caminhar, ele é o nosso alimento, nele temos nossas veste de salvação. Não precisamos dos nossos recursos, se não do sustento do Senhor.
Que calçassem alparcas: As alparcas são sandálias: Não devemos ter contato com o mundo, a terra fala do homem, feito do pó da terra, precisamos guardar os nossos pés dos conhecimentos, da razão, da cultura, da tradição etc. Enquanto estivermos caminhando neste mundo devemos estar calçados os nossos pés apenas no evangelho, conforme diz Paulo aos Efésios no capítulo seis.
Não vestissem duas túnicas: As túnicas são vestes longas e ajustadas ao corpo. Vestes falam de salvação, e só Jesus pode nos conceder essas vestes, brancas, alvejadas no sangue derramado na cruz, Jesus é o caminho, por isso só há também uma veste de salvação. (Ap 22:14)

Postagens Aleatórias